22 setembro 2013

22 setembro 2013

Criando seu portfólio de escritor

Foto por Lovalizious (http://www.flickr.com/photos/lovalizious/)

Já fazia tempo que eu estava buscando informações sobre como um escritor deve montar seu portfólio quando descobri dois sites que salvaram minha vida. São americanos, porém simples, mesmo quem não sabe inglês consegue mexer. Eles reúnem seus links num só lugar,como você preferir disponibilizá-los.

O primeiro é o Contently. Você pode incorporá-lo ao Facebook (o que resultou numa url que eu não queria, rs, então fiquem de olho no nome de usuário do fb) ou se cadastrar por e-mail mesmo. Publications são os veículos nos quais seus textos já foram publicados. Clips são os links de cada postagem (você também pode fazer upload do computador). O site separa os clips por publications na página inicial. Se você cadastrar suas redes sociais, ele contabiliza seus amigos e seguidores delas como seguidores do seu Contently. É legal, porque algumas empresas dão muito valor a números em mídias sociais. Ele também contabiliza as curtidas e compartilhamentos das postagens, só não entendi direito como é feita a contagem dos comentários, pois o total dos meus clips é muito, muito maior que 14.


O Contently foi o primeiro que conheci, mas me dei bem mesmo com o Cuttings.me. Personalizei minha url e dividi tudo por categorias bonitinhas. Ele não contabiliza seguidores, curtidas, comentários etc, mas eu acho tudo isso um pouco desnecessário, então não me importei. Talvez a versão premium até tenha algo do tipo, mas não faço questão de um upgrade agora. Ele é ainda mais simples que o Contently. Add Divider adiciona uma categoria, Add Clipping adiciona um link e aí você vai distribuindo como preferir. Dá pra adicionar arquivos multimídia também. Na minha página ainda não coloquei, mas é possível adicionar uma miniatura para ilustrar seu clip. O site tem a opção de mudar algumas cores, mas eu não fucei em tudo, porque foquei em listar meus textos.


Pra quem tá na dúvida de qual usar: use os dois. Nunca é demais. Algumas pessoas te encontram em um, outras em outro. Ou pelo menos teste e veja em qual você se adapta melhor. Vale a pena fazer uma coleção de textos e posts seus, caso um dia você precise apresentá-los a alguém. Tudo acontece muito rápido e quem mexe com blog sabe que qualquer hora pode aparecer uma oportunidade legal por aí.

Se você conhece algum outro site do gênero ou já montou seu portfólio, deixa um comentário! :)




14 comentários:

Bia Rodrigues em 22/9/13 disse...

eu fiquei com vontade de testar ambos, favoritei o link aqui. Qualquer dia eu testo :D

Beijos
Pepper Lipstick

patricia Silva em 22/9/13 disse...

Nossa que bacana, adorei , vou testar ;)
http://patricialaraa.blogspot.com.br

Cris Bueno em 22/9/13 disse...

Nossa, amei a dica. Vou olhar os dois e escolher um.
Beijo

Mayara em 22/9/13 disse...

@Bia Rodrigues São ótimos <3

Mayara em 22/9/13 disse...

@patricia Silva Depois me conta o que achou!

Mayara em 22/9/13 disse...

@Cris Bueno <3

Alexia Cavalcante em 22/9/13 disse...

Adorei o seu Blog, os post's são muito eficientes!


Seguindo, segue? http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/ *-*

Mayara em 22/9/13 disse...

@Alexia Cavalcante Que gostoso ler isso <3 Obrigada!

Lalah em 22/9/13 disse...

Gente que blog mais lindo! Estou apaixonada! <3
Também amei a dica dos portfólios! Não conhecia nenhum dos dois sites, amei mesmo!

Beijos :*

Mayara em 22/9/13 disse...

@Lalah Linda, obrigada! <3 Mesmo, mesmo!

Thamires Lourenço em 22/9/13 disse...

Amei o post, super útil!

http://umablogueirapobre.blogspot.com.br/

Mayara em 22/9/13 disse...

@Thamires Lourenço Que bom que gostou, Thamires <3

Jéssica Bellisoni em 23/9/13 disse...

Que bacana! Adorei o Cuttings também... vou dar uma olhada melhor mais tarde mas achei bem legal.
Valeu a dica.

http://amentetransborda.blogspot.com.br

Maninhas Cavalheiro Porto em 23/9/13 disse...

olha o meu blog la <3 , ta arrasando May beijos

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.