15 outubro 2013

15 outubro 2013

Estudando: Artigo de opinião

Foto por http://www.flickr.com/photos/ainjhel21/
O ENEM tá aí, né? Confesso que não fiquei nervosa quando prestei, em 2011. Lembro que fui super bem na redação e minha pontuação me rendeu uma bolsa integral na Anhembi Morumbi. Eu sempre me dediquei muito na escola e nunca estudei em casa. Só esse ano que tô me forçando um pouquinho, porque, além de tudo que já faço, comecei um curso semipresencial de Finanças. Mas prestando ENEM ou não, ler e praticar muito é uma regra pra vida. Hora ou outra, você vai prestar uma prova que envolva o básico: português, matemática e conhecimentos gerais. E nem tô falando só de vestibular, viu? É requisito pra qualquer concurso público e multinacional.

Pensando em tudo isso, decidi começar uma nova tag aqui no blog, com várias dicas de português (e, quem sabe, mais pra frente, outras matérias). Como escrevo muito e sempre me dei muito bem com as redações, artigos e atividades relacionadas na escola, vou começar falando de um assunto importante: o artigo de opinião.

Minha redação de 2011 foi um artigo de opinião baseado num trecho de uma matéria que estava na prova. Foi fácil, mas não lembro o tema. Peninha. Só sei que era um tema que estava na mídia na época e eu tinha lido bastante sobre ele. Foi o que me salvou, portanto, LEIAM. Jornais, sites da Folha, app da Info. Vale tudo! Um artigo de opinião não é só você dizer o que acha sobre a situação. Você precisa argumentar a favor do que você pensa, citando fontes, principalmente se quiser envolver números de pesquisas. E, ah, Wikipédia e Google não são fontes, tá? Outros mil sites também não são. Por isso que eu digo que é preciso ler - pra ter fontes seguras.

Pensei bastante nas dicas que poderia dar e segue uma listinha que vale a pena estudar:

1. Durante o rascunho, anote todos os argumentos que vierem à cabeça. Pode ser só uma palavra chave pra cada um. Depois, escolha os que têm mais fundamento e desenvolva-os de acordo com o seu texto, que deve ser escrito numa linguagem adequada a quem estará lendo.

2. Seu título deve expressar sua ideia principal e despertar a curiosidade do leitor.

3. Introduza o assunto no primeiro parágrafo. Não comece com a sua opinião, deixe o leitor também criar a dele antes de ler seus argumentos, que devem ser citados a partir do segundo parágrafo.

3. Finalize com sugestões de melhorias pra situação, cite uma frase popular (sempre com o nome do autor) ou onde e como você acha que tudo vai terminar.

Clicando aqui vocês podem ler mais um pouquinho sobre argumentos (é uma listinha pequena) e um exemplo de artigo.

Vou pedir pra quem estiver lendo deixar um comentário com mais dicas sobre o assunto e também dúvidas gerais. Vou fazer o próximo post me baseando no que vocês comentarem, ok? :D




8 comentários:

Ana Lia Santos em 15/10/13 disse...

Adorei o post ! ;)
Amor tem post novo com look meu no blog,vem dá uma conferida?
http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2013/10/meu-lookvestido-basico-preto.html
Aguardo sua visita.Beijoos :*

Alexia Cavalcante em 15/10/13 disse...

Amei as dicas.

papodemeninasaer.blogspot.com

Mayara em 15/10/13 disse...

@Ana Lia Santos <3

Mayara em 15/10/13 disse...

@Alexia Cavalcante ;*

Maria Vitória Lopes Stela em 15/10/13 disse...

Eu estou na oitava serie ainda mas fui convidada pela escola para prestar o ENEM porque minha nota no simulado de enem e no uvestão tinham sido boas, e agoras estou com bastante frio na barriga porque esse enem não vai ser como o simulado e espero adquirir pelo menos mais experiencia para os proximos anos (:

Da Prateleira em 15/10/13 disse...

Com os meus belos 20 anos, decidi que esse ano farei enem, pela segunda vez, ainda não sei o porquê.
Otimas dicas e o seu blog é uma graça ;)

http://daprateleira.blogspot.com.br

Gessica Queiroz em 15/10/13 disse...

Como sempre a May dando dicas maravilhosas e no caso de dicas estudantis, são preciosas! O enem esta ai eu também vou fazer a prova e esta tenso viu! Como sou viciada em blogs, sempre procuro dicas relacionadas a estudo, porque ai mantenho o equilíbrio entre conhecimento e lazer, sempre fui muito boa em redação, mas estou um pouquinho enferrujada! :) adorei May!

www.eialice.blogspot.com.br

Marcelly Nascimento em 17/10/13 disse...

ai Deus eu tô com muito medo, já é semana que vem e é o meu futuro que está em jogo... Eu fico muito nervosa e ansiosa e acabo que não consigo estudar :/ Dá dicas de como relaxar e ir bem na prova pleaseee, amei o post! beijos!!!!!

http://cotidianoporr.blogspot.com.br/ (blog onde eu sou colaboradora)

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.