22 outubro 2013

22 outubro 2013

Estudando: Dicas rápidas e game de ortografia

Foto por http://www.flickr.com/photos/spikylau/
O Enem já é nesse fds, tô certa? E vários vestibulares também têm prova essa semana. Ixi. Eu também vou prestar vestibular, contei pra vocês? O motivo e, principalmente, o curso, ainda são segredos que eu quero manter, mas resolvi falar do vestibular pra vocês entenderem que ando postando essa tag pra que eu também estude. Confesso que estaria estudando bem menos para a prova se não estivesse pesquisando essas coisinhas para o blog.

Hoje trouxe um jogo rápido, pra tirar umas dúvidas básicas que to-do mun-do tem. No final do post, tem um link de, literalmente, um jogo, da FMU, que ajuda todo mundo no português.

Confiram 5 diquinhas pra vocês nunca mais ficarem na dúvida:

1. Fim ou final? Muita gente acha que são sinônimos, né? Tsc, tsc. Fim é o oposto de início. "Inicio da semana", "fim da semana". Final é o oposto de inicial. "Prazo inicial", "prazo final".

2. Todas palavras que começam com "bi" não possuem hífen. Muita gente escreve "bi-campeão", por exemplo. Não existe, tá, gente? É como binóculo, bissexto, bicama. Tudo sem o "tracinho".

3. Seje, esteje, teje... NÃO. Nunca usem isso, pfvr. Nem durante uma conversa informal. Isso não existe e é feio. Seja e esteja, sempre.

4. Recrear ou recriar? Recrear é divertir. Recriar é criar outra vez.

5. Óculos está sempre no plural. Assim como férias, parabéns e pêsames. Não se diz "o meu óculos" ou "o parabéns que te dei". São "os meus óculos" e "os parabéns que te dei".

O jogo que eu falei ali em cima está na página da faculdade e é super divertido. Dá pra aprender bastante sem gastar muito tempo.

Não sei se até sexta postarei algo relacionado, então já deixo aqui o meu "boa sorte" pra quem for prestar. Tenham calma, levem água, bolachinhas e um chocolate, pulem o que vocês não souberem e voltem na questão quando terminarem a prova e, no domingo, façam a redação antes dos testes, ok? O Enem não é difícil, é cansativo, portanto, descansem. Na tag estudando vocês podem ler mais dicas. Depois me contem o que acharam da prova. :D




8 comentários:

Camylla Abreu em 22/10/13 disse...

Ótimas dicas, May! E galera que for fazer ENEM: relaxe. Nada funciona na pressão. Levem chocolate para acalmar, comidas leves para não dar dor de barriga e mantenham a calma! A prova não é difícil, é cansativa. Assim como a May disse e todo mundo que já fez, diz.

Tem um guia de compras na internet fresquinho lá no blog.
http://www.keepcamy.com/

Nayra Sousa em 22/10/13 disse...

As dicas foram bem úteis parabéns ;)
obradoacaso.blogspot.com

Tamires Macena em 22/10/13 disse...

Cara, ENEM não é de deus.
Que bom que ja passei por tudo isso :~~

Beijo May
www.tamiresmacena.com

Alexia Cavalcante em 22/10/13 disse...

Adorei o post, e boa sorte.

http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

Desbravadores de Livros em 22/10/13 disse...

Adorei suas dicas, May.
Realmente essas regrinhas são ótimas e muita gente erra. Principalmente na hora da redação é uma arma.

Estou sorteando DEZ livros em ritmo de Halloween, você poderá levar todos para casa.
Participe!
M&N | Desbrava(dores) de Livros

Red Lisptick em 22/10/13 disse...

òtimas dicas flor! Eu to me preparando para o vestibular também e essa semana ta sendo corrida pra caramba,ainda não sei como consegui postar aqui hahaha
Beijos,
Lolla

redlipsandiamonds.blogspot.com.br

Michelly Melo em 22/10/13 disse...

Oii, Mayara!
Adorei o post e as dicas! Já já vou dar uma passadinha lá no jogo, kk.
Ah, alguns erros são tão comuns e tão bobos, como o "concerteza", kk. Uma vez a minha professora disse que isso só acontece porque as pessoas estão deixando de ler. De certa forma, não deixa de ser verdade. Acredito que quanto mais lemos, mas aprendemos e melhoramos a nossa forma de falar e escrever.

Gostei demais do seu blog, linda.

Beijão!
Mih.

Daniela Pereira em 22/10/13 disse...

Estou bem longe do meu vestibular, haha! Sou muito nova ainda, mas dicas assim sempre são boas para o nosso dia-a-dia. Alias, boa sorte no seu final de semana <3
http://daniperere.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.