21 novembro 2013

21 novembro 2013

Como escolher uma boa faculdade

Escolhas. Por que tão difíceis, hein? Gostaria de ter uma palavrinha com quem inventou, pois abrir mão de certas coisas em troca de outras parece um pouco injusto, pois, vejam bem, não é sempre que acertamos, não é? Ou sei lá, talvez seja o pontapé inicial para mudanças e crescimento, já que dizem que tudo na vida tem um porquê, mesmo que não nos digam qual é esse bendito.


Voltando ao foco inicial desse post: alguém aí já parou para pensar quais são os principais itens que podem nos ajudar na escolha da melhor faculdade? Listamos algumas coisas que consideramos importantes e queremos compartilhar com vocês:

LOCALIZAÇÃO

O essencial aqui é: a vida de um universitário é totalmente diferente de um aluno do ensino médio. Serão exigidas muitas coisas além da tabuada e precisamos nos dedicar de verdade àquilo. Por isso, acho que escolher uma faculdade que seja próxima a sua casa ou ao seu estágio/trabalho, evita maior desgaste físico e mental, já que conheço muitas pessoas que saem às 6 da manhã e só voltam para casa mais de meia-noite. Outra coisa também, pode ser evitar gastos com mais de uma passagens de ônibus/metrô, dependendo da distância, e lanches sem necessidades por aí, uma vez que estudando pertinho de casa, nada impede de comer a jantinha da mãe, né?

RECONHECIMENTO DO MEC

Nem todos sabem, mas o Ministério da Educação realiza uma avaliação em instituições de ensino para avaliar se os cursos disponíveis são regulares, ou seja, se os alunos terão um ensino que o faça apto para exercer determinada profissão. Os itens avaliados pelo MEC são basicamente a qualidade do ensino, corpo docente (os profes) e as instalações físicas oferecidas. No site E-mec é possível verificar os índices que medem a condição de ensino de cada curso por instituição e região do país.

RANKINGS PUBLICADOS

Seguindo a mesma lógica do reconhecimento pelo MEC, existem sites que divulgam a lista das melhores faculdades anualmente. O mais conhecido é o ranking do Guia do Estudante, no qual atribui estrelas aos cursos das principais faculdades do país. Visite o site da faculdade que mais te interessa e verifique se você encontra as estrelinhas do Guia.

VISITE, ASSISTA AULA, VÁ À FEIRAS ESTUDANTIS E CONVERSE COM ALUNOS

Não sei exatamente se todas as faculdades e universidades recebem estudantes para assistirem às aulas, mas visitas provavelmente são liberadas. Consulte no site das instituições, mande e-mail ou ligue, se precisar, não custa nada se informar melhor e correr atrás de uma melhor graduação. Aliás, converse também com alunos, caso os conheça, e tire suas principais dúvidas quanto aos professores, métodos de ensino e etc. A USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, realiza a Feiras das Profissões todos os anos com a exposição dos cursos e levando alunos já matriculados para orientação.

PREÇOS E BOLSAS DE ESTUDO

Considero a época em que vivemos mais fácil para ingressar no ensino superior do que a época dos nossos pais, por exemplo. Hoje temos o Enem como principal exame vestibular para ajudar ao ingresso na faculdade (esqueçam as polêmicas). Ele serve como “passaporte” para os programas de auxílio que o governo oferece atualmente.

- ProUni, para a possibilidade de concessão de bolsa em faculdades particulares (apesar de toda a parte burocrática considerada “normal” ao lembrarmos que se trata do Brasil);

- O Sisu, para a entrada em universidades federais e o Fies, para financiamentos estudantis (não gosto muito, mas talvez seja uma boa opção em alguns casos). Além do mais, para quem realmente se dedica, as faculdades públicas estão aí e as privadas também, concedendo bolsa para as melhores notas.

Confesso minha preocupação com instituições que possuem a mensalidade muito baixa. De qualquer forma, não descartaria a possibilidade de analisar todos os outros tópicos dos quais falamos.

Alguém aí já está na faculdade e tem mais alguma dica pra compartilhar com a gente? Contem nos comentários!



6 comentários:

Bruna em 21/11/13 disse...

Estou mega decidida em publicidade e propaganda *-*
Bejoka

Sonhos de Melbi em 21/11/13 disse...

Oi, conheci seu blog hoje através do comentário que você deixou no meu (Sonhos de Melbi) :D E adorei aqui! Que fofo, organizadinho e tudo mais, uhauhauhauahuah. Adorei o post! Realmente todos esses tópicos são muito importantes na escolha de uma faculdade. Quanto à localização acredito que se for uma faculdade boa você pode tentar se mudar para mais perto né? Várias universidades tem moradia estudantil. Vale a pena se informar porque pode valer a pena apesar da distância dos parentes, amigos e tals, até mesmo como uma experiência :) Eu moro em São Bernardo e todo dia desço a serra pra Santos, é cansativo mesmo, mas a gente vai levando :D No meu blog tem alguns posts sobre faculdade também! Se quiser dar uma olhadinha, estão na categoria "Faculdade" :D Beijos e até mais!

Alexia Cavalcante em 21/11/13 disse...

Amei as dicas, vou fazer Medicina.

Papo de Meninas
Sorteio

Débora Queiróz em 21/11/13 disse...

Estou assim, querendo escolher uma faculdade. Mas antes de escolher preciso saber como fui realmente no Enem e isso acaba me fazendo pirar. Ain Jesus! Mas se Deus quiser vou passar e vou começar a seguir as suas dicas ;)

http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

Daniela Pereira em 22/11/13 disse...

Adorei o post, hehe. Dicas assim são sempre bem vindas, mesmo quando você não está nessa época ainda :)
http://daniperere.blogspot.com.br/

Pedro em 27/11/13 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.