20 novembro 2013

20 novembro 2013

Dicas para blogueiros: Como divulgar seu blog

Foto por http://www.flickr.com/photos/letsmakepancakes/
Já contei aqui que participo de muitos grupos no Facebook e vez ou outra sempre vejo alguém perguntando como deve ser a divulgação de um blog, em quais sites divulgar, por que às vezes a gente divulga e não tem retorno nenhum etc. Pensando nisso, resolvi fazer uma listinha com as coisas que sempre faço pra alavancar as visitas do Pedras. Vamos lá?

1. Tenha uma página no Facebook. E em qualquer outra rede social que puder, mas o fb acaba sendo o mais importante. Lembre-se de manter uma like box pra sua página no blog. Poste lá todas as atualizações, imagens legais, frases e músicas. Interaja com os leitores de uma forma muito mais aberta que no blog. As pessoas que visitam o blog vão curtir a página e vez ou outra vão compartilhar o que você postar lá, fazendo com que mais pessoas conheçam seu trabalho.

2. Comente em outros blogs e responda comentários. Só não vale escrever "seguindo sdv". Leia o post do seu "colega de trabalho", faça um comentário legal e aguarde o retorno. A maioria dos blogueiros vai até o blog do colega pra retribuir a gentileza. Fora que mais pessoas que estão comentando podem ver o seu e querer conhecer sua página.

3. Tenha um foco e fale sobre o que entende. Nada de criar um blog pra falar de moda porque isso dá acessos ou fazer posts vazios, com várias fotos de looks de famosas, achando que tá arrebentando. Você não engana ninguém, moçx! As pessoas percebem quando a gente fala de algo que ama de verdade. Já reparei que look do dia aqui no blog faz as visitas bombarem, mas mesmo assim, quero fazer só um por semana ou até quinzenalmente, porque não é o foco do blog e nem o meu no dia a dia. Meus looks nada mais são do que uma forma de aproximar as leitoras do meu cotidiano. Quando as pessoas pensarem no seu blog, um tema precisa vir à cabeça delas pra que elas voltem. Qual será o seu?

4. Participe de grupos e fóruns. Voltando às redes sociais: existem milhares de grupos no Facebook voltados à divulgação de sites. Você já participa de algum deles? Gosto muito do Blogueiras Unidas e Blogueiras Amigas. Não participo de nenhum fórum atualmente (visito o BBR, conta?), mas todos eles têm um espaço pra classificados diversos. Faça sua propaganda lá.

5. Não enrole! Vá direto ao ponto, principalmente no Facebook e Twitter. Sobre o que é seu post? O que chama a atenção nele? Faça uma descrição de duas linhas e coloque seu link abaixo. Também vale investir um pouco de tempo encurtando seus links (já viu o post sobre encurtadores?) pra que não fique uma linha inteira depois da sua descrição só com http://www.seublogaqui.blogspot.com/2013/02/fghfgkjdhfkjhgkjfshgks.html. Chatíssimo!

6. Gere tráfego pra alguma página através dos seus posts. Alguns meses atrás, encontrei um site chamado Cuttings.me pra criar meu portfólio de escritora. Fiz um post aqui comparando-o com o Contently e divulguei no Facebook e Twitter. Coloquei link direto para os dois portfólios e algumas semanas depois, o Cuttings me enviou uma mensagem super bacana no Twitter, agradecendo a recomendação e divulgando o Pedras. Quando muitas pessoas acessam uma página através do seu site, seu link aparece nas estatísticas deles, fazendo com que eles notem seu blog. Muitas parcerias surgiram assim!

7. Pesquise palavras chave no Twitter que tenham a ver com o seu post. Na época do ENEM, fiz um post com várias dicas. Joguei "ENEM" na busca do Twitter e enviei o link pra algumas pessoas, desejando boa sorte e esperando que pudesse ajudá-las de alguma forma. Muitas deram RT e agradeceram o tweet. Não seja inoportuno, não faça spam. Envie pra pessoas que realmente irão ler o que você escreveu. Se seu post é sobre a nova linha da C&A, por exemplo, pesquise C&A no Twitter e veja se tem alguém falando sobre ela. Dê um toque que tem mais informações no seu blog e aguarde o retorno ;)

Tenho utilizado essas dicas e alguns sistemas de trocas de links (vou fazer um post com todos que gosto e como funcionam) pra aumentar os números do blog. Tem dado certo! Tenho recebido vários comentários de novos visitantes e já dupliquei as visitas do mês passado antes mesmo do atual terminar. Puro amor, né? Às pessoas que acompanham o blog diariamente, muito, MUITO, obrigada e espero não decepcionar ♥ Se você está chegando agora, fuça aí que tem muita coisa nos quase 100 posts do Pedras.

Me contem como vocês divulgam o blog de vocês, tá? Quero mais dicas!



30 comentários:

The Alternatives! em 20/11/13 disse...

São dicas ótimas... você sempre nos ajudando! <3 rs
thealternatives777.blogspot.com.br
Beijos

Jessie Macan em 20/11/13 disse...

Eu divulgo meu blog em grupos do Facebook, em fóruns, em twitter, Facebook, tumblr, revistas virtuais que faço parte, google+, com meus amigos da escola, com meus familiares, enfim, divulgo em todos os lugares, hehe.

http://my-little-candy.blogspot.com.br/

Dona Urbana em 20/11/13 disse...

As duas últimas eu não conhecia. Acabei de fazer um post sobre música, então eu eu acho que vou lá colocar no twitter algo relacionado à isso!! Vai que dá certo! Mas as suas dicas são ótimas, acho que vou colocá-la no CDS! Bjs
Juliana, donaurbana.blogspot.com

Cultura e Donuts em 20/11/13 disse...

Oi Mayara! Ótimo post com ótimas dicas. Parabéns pela dedicação que tens com o teu blog, continue assim ;)
Dei uma olhadinha no teu portfólio e adorei o que vi!
Estou curtindo a fan page do PNJ, se tu puder visitar o meu blog e curtir ou seguir, ficarei imensamente feliz!
http://culturaedonuts.blogspot.com.br/
Xoxo! ♥

Mayara em 20/11/13 disse...

@Cultura e Donuts Eba! Que delícia ler isso! Vou conhecer seu blog, sim! Beijão ♥

Anderson Silva em 20/11/13 disse...

Muito legal as dicas, eu divulgo só no twitter e consequentemente vai parar no FB, sério esse post abriu meu campo de visão.

Abraços Mayara.

Karina Oliveira em 20/11/13 disse...

Nossa muita dica boa, e não conhecia o Cuttings.me :O vou testá-las e ver se funciona lá no meu blog tão bem quanto funciona no seu. Parabéns! AMEI o post.

Dona do blog
www.ataldacandy.com

Alexia Cavalcante em 20/11/13 disse...

Adorei as dicas, May, são todas muito eficientes.

Papo de Meninas
Ask.fm Papo de Meninas

Bru F. em 20/11/13 disse...

Adorei as dicas haha Realmente funcionam!

http://minhaestante1.blogspot.com/

Polyana Thome em 20/11/13 disse...

Adorei as dicas, principalmente a 6, as vezes são coisas que a gente já faz no dia a dia, mas não da a devia importância! :) bjos

www.miscelaneadasofia.com.br

Achados na estante em 20/11/13 disse...

Amei as dicas. Seu blog é muito lindo. Gostei do lay de verdade.
beijos.

http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

Daniela Pereira em 20/11/13 disse...

A maioria das dicas eu já seguia, porém vou começar a seguir a última que você escreveu, vale a pena mesmo! ♥
http://daniperere.blogspot.com.br/

Igor Cavalcante em 20/11/13 disse...

Eu Sigo algumas dicas, mas mais uma nao faz mal a ninguem ;-)
http://www.aolhardeumgaroto.blogspot.com

Entenda de Moda em 20/11/13 disse...

Amei as dicas ♥
Seu blog é muito lindo sério,
Beijos
Paty
http://www.entendademoda.com.br/2013/11/sorteiogiveway-by-romwe.html

Jessica Boor em 21/11/13 disse...

Adorei o post, muito obrigada!
http://storiestobelieve.blogspot.com.br/

Lizandra Karoline em 21/11/13 disse...

Muito bom o seu post, e realmente, muito amor seu viu, porque eu já entrei em vários blogs e as mesmas informações clichês, gostei do fato de você ter fugido disso... Você foi lá no meu blog, e comentou uma coisa lá que eu fiquei muito pensativa todos esses dias, foi em relação a Deus/santidade e tal, ai eu vim aqui e ameii, tá nos favoritos, vou usar mais dessas dicas.

http://vivendocomsurpresas.blogspot.com.br/

Mayara em 21/11/13 disse...

@Lizandra Karoline Cara, que linda <3 Obrigada, mesmo! Seu blog tb é ótimo. Fiquei mega feliz com o comentário!

Day Cunha Leonel em 22/11/13 disse...

No começo eu seguia algumas, mas depois quando comecei a divulgar melhor, na fan page, em grupos do face, comentando em outros blogs e respondendo comentários as coisas melhoraram muito pra mim. O meu único problema hoje é fan page parada :/


Ideias Trocadas

Sabrina Galdino em 23/11/13 disse...

Obrigada Mayara pelas dicas. Tenho um blog de moda, aliás, é o que mais tem, é o que eu gosto, falar sobre maquiagem e moda, me fez ficar mais ainda antenada.

www.universopraticofeminino.blogspot.com.br e www.facebook.com/universopraticofeminino

Michele Balbino em 25/11/13 disse...

ótimas dicas! parabéns! o seu conteúdo possui muita qualidade!
Sem dúvida vai ajudar bastante gente que está entrando no mundo dos blogs!
Parabéns!

Se você se interessar por design e decoração, conheça o meu também:
http://www.buscadecor.com.br/

Bruna Della em 25/11/13 disse...

Amei as dicas, bem úteis e nada de ser chatas e clichês. Me ajudou muito, vou usar a técnica do twitter para ver se dá certo *--*

Beijão
http://www.cappuccinoebobagens.com/

Rafaela Hoffmann em 26/11/13 disse...

Ótimas dicas, com certeza vou por em prática! hahahahah
Beijos rafaa'
http://blogadosemmim.blogspot.com.br/

Arte & Moda em 28/11/13 disse...

Gostei... essas dicas vão me ajudar bastante!!
bju

Samia de Lima em 6/1/14 disse...

Querida muito obrigada, realmente seu post me ajudou. Mas eu posto em grupos, compartilho na facebook, tenho uma page, mas mesmo assim o resultado nem sempre é o esperado. Será que o quê eu venho postando não está agradando as pessoas?
Beijos... Samia

Pamela Dal Alva em 31/1/14 disse...

Não tenho redes sociais, divulgo do modo clássico kk


kisu
www.eraoutravez.com

fairystyle em 4/2/14 disse...

Olá!
Adorei suas dicas e sua frontalidade. É bem isso, temos que acreditar no nosso blog, ele tem que transmitir paixão, muito mais do que meros posts sem interesse.

Beijinhos.

contato.sempreatualizada@gmail.com em 2/3/14 disse...

olá fiz meu blog hoje e gostaria de divulgar aqui
mykahsantos.blogspot.com vao da uma passadinha lá

Anônimo disse...

eu divulgo nas redes sociais mesmo

amandafully.blogspot.com

Jéssica e Yasmim em 11/4/14 disse...

Adorei as suas dicas. Tenho um blog junto com a minha amiga e estava realmente precisando disso.
Dá uma olhadinha lá por favor (:

http://amigaspontocom1.blogspot.com.br/

Um beijo e muito obrigada.

Nada de Perfeito em 25/6/14 disse...

Olá, adorei suas dicas. Comecei neste mundo dos blogs não faz um mês, então posts como estes são muito úteis para mim. Normalmente divulgo em vários grupos do facebook e também em alguns sites como Linkto e outros. Mas acho que o que mais chama o publico mesmo são as redes sociais. Caso tenha interesse, conheça o meu blog: http://nadadeperfeito.tk/
Beijos, Mylena :D

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.