08 novembro 2013

08 novembro 2013

Resenha: Jogos Vorazes


No próximo dia 15 o Brasil será o primeiro país a receber um dos filmes mais aguardados do ano. Trata-se da adaptação cinematográfica “Jogos Vorazes: Em Chamas”, segundo filme da quadrilogia (o terceiro e último livro será dividido em duas partes nos cinemas). Como fã assíduo da história criada por Suzanne Collins, resolvi estrear no Pedras na Janela falando a respeito do primeiro volume da saga que é uma das minhas favoritas.

Pra quem ainda não conhece, “Jogos Vorazes” é o primeiro livro de uma trilogia de mesmo título, publicado nos Estados Unidos em Setembro de 2008. No Brasil, o livro foi lançado em Maio de 2010.

A trama é narrada em primeira pessoa pela protagonista Katniss Everdeen, e se passa em um futuro longínquo onde anteriormente se localizava a América do Norte. Agora, chama-se Panem, que é dividida em doze distritos e governada pelo que chamam de Capital. Há 74 anos, os treze distritos se revoltaram e iniciaram uma revolução contra a Capital, a fim de tomar o poder. Com os doze primeiros distritos derrotados e o 13° simplesmente destruído, a Capital decidiu governar o país com mais rigorosidade, lançando uma edição por ano do reality show “Jogos Vorazes”: Um garoto e uma garota de cada distrito (entre 12 e 18 anos) são submetidos a um sorteio para levá-los à Capital, para preparação e treinando e por fim adentrarem a arena dos jogos, onde devem lutar até a morte por suas vidas até que reste apenas um.

Cada participante é chamado de tributo. A “atração”, que geralmente dura algumas semanas, é televisionada ao vivo a todos os distritos. Para a Capital, é uma forma de entretenimento. Para os distritos, é uma forma de lembrá-los do levante que ocorreu anos antes e que eles não podem fazer absolutamente nada para impedir a morte de seus filhos ou tomar o poder.

Katniss vive no Distrito 12, considerado o mais pobre de todos. Quando tinha apenas 11 anos, perdeu o pai e se viu obrigada a assumir a responsabilidade pela sobrevivência da família, uma vez que sua irmã estava na casa dos 7 anos e sua mãe entrou em profunda depressão. A partir deste evento catastrófico em sua vida, a jovem passou a lutar diariamente contra a fome até perceber que possuía o dom da caça. Quebrando as regras da Capital sob pena de morte, passou a se “aventurar” na campina de seu distrito, onde aprendeu com mais afinco a usar um arco e flecha e os desafios da sobrevivência.

O mundo de Katniss vira de cabeça para baixo mais uma vez quando sua irmã, Primrose Everdeen, agora com 12 anos, é sorteada para participar dos Jogos. Sem pensar duas vezes, Katniss se voluntaria para ir no lugar da menina, embarcando em um dos maiores pesadelos e terror psicológico que uma pessoa poderia sofrer. Junto de Katniss, o filho do padeiro do distrito, Peeta
Mellark, acaba sendo sorteado como tributo masculino.

A proposta de “Jogos Vorazes” é simplesmente cativante, reforçada pela belíssima narrativa de Suzanne Collins: é algo irreal. A cada palavra, o desespero e força de Katniss Everdeen cativa o leitor um pouco mais, tornando impossível conseguir interromper a leitura. A história não é contada em excesso, sempre na medida certa de drama e com reviravoltas sempre surpreendentes.

A adaptação para os cinemas é tão envolvente quanto o livro. Mesmo com alguns cortes de cenas básicas, que alguns leitores consideram importantes para o desenvolvimento da trama, é possível compreender a proposta sem nenhum problema durante toda sua execução. De todas as adaptaçõescinematográficas que assisti, “Jogos Vorazes” é a que segue mais fiel ao livro (menção honrosa: “Harry Potter e as Relíquias da Morte”). O elenco não poderia ser mais certeiro: Jennifer Lawrence (vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme “O Lado Bom da Vida”) dá vida à Katniss Everdeen. Um desempenho dignamente notável, dando o tom exato que todos os fãs imaginaram lendo o livro em relação à personagem. Josh Hutcherson é Peeta Mellark. É incrível a forma como Josh consegue transparecer bem, mesmo sem usar diálogos, os sentimentos complexados do personagem. Também temos a notável performance de Elizabeth Banks como Effie Trinket. Liam Hemsworth como Gale Hawthorne, e outros grandes nomes.


Como já comentado um pouco acima, “Jogos Vorazes: Em Chamas” chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de Novembro (outros países da América Latina receberão apenas no dia 21, e os Estados Unidos estreia o filme no dia 22). No segundo capítulo, Katniss Everdeen retorna a salvo, depois de ter ganhado a 74ª edição dos Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na “Turnê da Vitória” nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara a 75ª edição dos Jogos Vorazes (O Massacre Quaternário), uma competição que pode mudar Panem para sempre. Para assistir ao trailer, clique aqui.

Os ingressos já estão disponíveis para venda e eu já garanti o meu. E você?


Felipe Scavo, paulistano de 20 anos. Apaixonado por cinema, TV e bons livros, pretende se formar em Cinema ou Comunicação Audiovisual. Escreve sobre séries e filmes no Pedras na Janela.



12 comentários:

Karol Oliveira em 8/11/13 disse...

Eu tenho uma vontade, assim, gigantesca de ler esse livro, nem sei ainda porquê não li... E agora com essa resenha falando tão bem eu vou ter que agilizar a minha compra dele! Vi o filme primeiro porquê estava super sem tempo pra ler e muito ansiosa pra conhecer a história, mas como moro no interior, provavelmente terei tempo pra ler a coleção inteira antes que Em Chamas chegue aqui :( hahaha

Beijos,
http://www.infinitanowhere.com/

Neiva Marins em 8/11/13 disse...

Olá, estou doida pra ver este filme, :D Já estou te seguindo e gostaria de te convidar a visitar o meu, se vc gostar me segue tbm , beijim e bom fim de semana.
http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/2013/11/esmaltes-que-estou-usando.html

Felipe Scavo em 8/11/13 disse...

@Karol Oliveira
Leia sim, você vai se apaixonar ainda mais. É cativante, a escrita da Suzanne Collins é simplesmente incrível.

Obrigado pelo comentário, até a próxima! :)

Felipe Scavo em 8/11/13 disse...

@Neiva Marins
Pois somos dois, estou contando os dias há vários meses haha.
Pode deixar :)

Manu Muller em 8/11/13 disse...

Quero ver, porém não consigo porque preciso ler o livro antes T.T

http://dezparaasseis.blogspot.com.br/

Daniela Pereira em 8/11/13 disse...

Não acredito que temos um tributo por aqui! Nhaw, adorei a resenha, e tô contando os dias pra ver Em Chamas. Já garanti meu ingresso também, agora é só esperar MAIS 7 DIAS! ♥
http://daniperere.blogspot.com.br/

Thami em 9/11/13 disse...

Eu estou louca para ver Em Chamas! Confesso que não li a trilogia ainda, mas pretendo ler, porque conheço muita gente que gostou do livro assim de cara e ficam me indicando, então eu estou curiosa para ler e ver se é realmente tão bom como quanto falam. Adorei a resenha!

xx,
www.likeparadise.com.br

Felipe Scavo em 9/11/13 disse...

@Manu Muller
Então corre pra ler a trilogia antes do lançamento de “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” em Novembro do ano que vem! :)

Felipe Scavo em 9/11/13 disse...

@Daniela Pereira
Muito obrigado, tô adorando ver que o Pedras tem um público que também curte essa saga incrível. E agora só mais 6 dias!

Felipe Scavo em 9/11/13 disse...

@Thami
É excelente. Comigo foi amor à primeira vista. A história é muito boa e a Collins tem uma tática de escrita que te envolve do começo ao fim. Tenho certeza que você vai adorar.
Obrigado pelo comentário! :)

[Indira] em 10/11/13 disse...

Quero muito ver Em Chamas, mas antes quero ler a saga, já que eu não gostei tanto assim do 1º filme. Já baixei jogos Vorazes para ler no meu cel *--*
Resolvi voltar a postar, até porque o blog me distrai. Segunda feira já tem post novo! <3
beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa | Espaço dos leitores (envie fotos, looks, covers, makes, etc..)

Felipe Scavo em 11/11/13 disse...

@[Indira]
Chocado que você não gostou do primeiro filme, hahaha.
Mas os livros sempre são melhores pela riqueza de detalhes, então recomendo que você comece sua leitura JÁ!
Um abraço! :)

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.