06 janeiro 2014

06 janeiro 2014

Dicas para blogueiros: Registro e hospedagem

Foto por http://www.flickr.com/photos/misskara/
Logo que registrei o domínio do blog, fiz um post contando tudo aqui. Como instalei, onde comprei, quanto paguei etc. Com o tempo, tive dúvidas, considerei contratar hospedagem e migrar pra Wordpress e descobri que várias pessoas deixam de registrar um endereço por não encontrarem informações precisas por aí. Em um dos grupos do Facebook que participo, perguntei quais eram as principais dúvidas e resolvi montar esse post. Qualquer outra que vocês tiverem, podem deixar nos comentários que eu respondo :-)

1. Onde você comprou e quanto pagou?
Registrei o Pedras no SuperDomínios (e recomendo!). Paguei R$27,89 no boleto. Pagando no cartão, o valor é um pouco mais baixo. Boleto tem uma taxa de 3 reais. Ah, vale ressaltar que cada extensão (.com, .net etc) tem um valor, então não esqueçam de consultar antes de tudo.

2. Qual a diferença entre hospedagem e domínio?
Vou tentar explicar da forma mais simples possível: domínio é só o endereço. www.pedrasnajanela.com. Esse é meu domínio e eu paguei apenas por ele. A hospedagem é onde ficam todos os arquivos do seu blog, seus posts, imagens. Um bom exemplo é o Blogspot. Meu blog ainda é hospedado nele (eu gosto, é gratuito e por enquanto não me deu problemas, apesar de ter suas limitações), tanto é que ainda é possível acessá-lo através do endereço pedrasnaminhajanela.blogspot.com, o domínio é só pra dar uma carinha bonitinha à url, hehe.

3. Qual o melhor serviço de registro?
Este é meu primeiro domínio, então só trabalhei com uma empresa até hoje. Fiz com o SuperDomínios porque muitas pessoas me indicaram e realmente não tive problemas com eles (já tenho o registro há uns 3 meses). No começo, tive várias dúvidas, enviei uns 3 e-mails para o suporte e fui atendida em menos de 24 horas, sempre com detalhes de como resolver todas elas. Algumas amigas tiveram dor de cabeça com o UOL Host, então geralmente não o recomendo.

4. Como funciona a renovação?
A cada um ano (exatamente 365 dias, como consta no meu painel do SD), você precisa pagar uma taxa. Na maioria dos casos, é o mesmo valor da taxa de registro ou alguns reais a mais. No SD, custa R$29,99 pra renovar o .com (se eu pagar no boleto, provavelmente será uns R$33,99). Se quiser ficar tranquilo, pode renovar pelos próximos 2 anos e ainda ganhar um descontinho por pagar duas anuidades juntas.

5. Já tenho um registro, mas quero mudar de empresa, como faço?
Geralmente, a empresa pra qual você quer migrar terá um banner ou link bem grande indicando a opção de transferir domínio. Pra transferi-lo, é preciso que você tenha registrado há mais de 2 meses e tenha em mãos um código chamado EPP-Key se seu domínio não for .com.br. Esse código deve ser enviado pela sua empresa atual, solicite através do suporte.

6. Como instalo no Blogspot?
Posso fazer um tutorial simplificado mais pra frente aqui no blog, mas clicando aqui vocês poderão ver todas as informações sobre a configuração de DNS (tive probleminhas com isso, hihi). Não vou incorporar ao post porque ficaria super longo e todas as imagens e textos são do site onde registrei o blog.

7. Vale a pena assinar uma hospedagem junto do registro?
Aí vai de você. Depende do que você precisa no momento. Eu nunca recomendo assinar hospedagem/Wordpress a quem está começando. Acho que isso é pra blogs maiores, que já têm público e grana entrando, porque Wordpress é mais profissional, mas tudo pra ele é mais caro. Mas essa é minha opinião e se você acha que vale a pena investir bastante (layouts pra Wordpress são mais caros também) logo de cara, tente. Eu ainda gosto do Blogspot e pretendo ficar por aqui até o blog crescer mais um pouco ^_^

Quem aí já tem domínio e/ou hospedagem? Conta nos comentários :D



12 comentários:

Ana Soares em 6/1/14 disse...

eu ainda não tenho, mas vou fazer assim que o blog completar 200 seguidores.
acho que vou fazer pelo superdomínios mesmo, já vi você indicando aqui mais de uma vez, deve ser confiável então!

BEIJOOS!
http://ana-dodia.blogspot.com.br/

Jéssica Melo em 6/1/14 disse...

Oie.
Muito bom falar sobre isso, sempre tem muitas duvidas quanto a isso. Eu também tive problemas com DNS, srsrsr, eu tive que contratar uma pessoa para resolver isso, e mesmo assim ele disse que não estava normal, porque já avia feito isso antes, e dessa vez estava totalmente diferente, demorou uns três dias para ele conseguir deixar funcionando de boa, já estava ficando loca por conta disso, srsr.
Mas ainda bem que tudo se resolveu.
Eu amei o seu layout, muito lindo.

Beijos.
www.jessicamelo.com

Camila em 6/1/14 disse...

Eu também fiz no super domínios *-*
Um ótimo post...

Monique Benevides em 6/1/14 disse...

Queria saber como faz pra instalar no blogspot, por isso vou ficar esperando você fazer o tutorial, eu to carente desse assunto, e precisando muito saber mais sobre XD

http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

Mayara em 6/1/14 disse...

@Monique Benevides Monique, acho que por aqui você consegue ter uma noção: http://superdominios.org/home/knowledgebase/88/Como-utilizar-o-dominio-no-bloggerorblogspot.html

Alexia Cavalcante em 6/1/14 disse...

Meu Blog já é .com! rs

http://www.papodemeninasaer.com/

Elisa Alecrin em 6/1/14 disse...

Essa parada é curiosa. Eu tive um pouco de dor de cabeça com o UolHost, e minha hospedagem é com o wordpress, ou seja, maior pepino que eu peguei, segundo o seu post. Hahaha. Mas sou curiosa e vou fuxicando tudo. Meu blog ainda tá bem no comecinho, ainda estou vendo esses lances de layout e tudo o mais, mas tá sendo divertido. Achei bem útil o post. Muito obrigada!

Grande beijo

www.lilasesol.com

Daniela Pereira em 6/1/14 disse...

Eu queria MUITO comprar o meu domínio, mas tô esperando um pouquinho mais. Quem sabe mais pro meio do ano? Sou apaixonada pra ter um .com só meu! Haha <3

Renata Cavalcante em 6/1/14 disse...

Ótimas dicas !
papodemeninasaer.com

Jubs Leal em 7/1/14 disse...

Adorei as dicas e graças á elas criei coragem para comprar o domínio do meu blog <3

http://adiosjubs.blogspot.com

Tamires Pereira em 7/1/14 disse...

Comprei na uolhost, e digo o contrario de muita gente, eu acho super bom, nunca tive problemas. Acho que muita gente enfrenta problemas pelo fato de não configurar direito e mais tarde alguma coisa dá errada ou seja o blog ficar fora do ar.

Barbara Sá em 8/1/14 disse...

Ótimas dicas :)
O Wordpress realmente sai muito caro para quem está começando. Eu tive um FanSite e pagava 150 de hospedagem por trimestre e ainda tinha que me preocupar com tráfego (quantidade de visitas) pra não bugar e com a hospedagem de imagens em outros sites por que ele não suportava.
Quanto ao domínio, atualmente tenho um na RedHost o .com e o .com.br no UolHost, nenhum nunca me deu problema e já estão comigo a mais de um ano ;)

Beijos,
www.segredosentreamigas.com.br

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.