14 fevereiro 2014

14 fevereiro 2014

Os indicados ao Oscar 2014

Você já assistiu aos filmes indicados ao Oscar 2014? Até agora eu só pude assistir um – “Gravidade” – mas nos próximos dias irei ao cinema para conferir mais dois, dentre os nove indicados na categoria de melhor filme.

O Oscar é a mais importante cerimônia cinematográfica dos Estados Unidos, e irá anunciar seus vencedores no dia 2 de Março. A dica que eu trago para vocês no texto de hoje é simples: conferir os longas-metragens que concorrem na categoria de melhor filme esse ano.

            “TRAPAÇA
Um filme ficcional ambientado no sedutor mundo de um dos escândalos mais devastadores do rock nos Estados Unidos, “Trapaça” conta a história de um vigarista brilhante Irving Rosenfeld (Christian Bale) que, juntamente com sua parceira britânica igualmente esperta e amante Sydney Prosser (Amy Adams) é obrigado a trabalhar para um agente louco do FBI, Richie DiMaso (Bradley Cooper). DiMaso os atrai ao mundo do tráfico de influências e da máfia de Jersey que é tão perigoso quanto sedutor. Jeremy Renner é Carmine Polito, o assessor político de New Jersey passional e volatile preso entre os vigaristas e os agentes federais. A mulher imprevisível de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence) pode ser a responsável por puxar o fio da meada que derrubará todo o seu mundo. Assim como os filmes anteriores de David O. Russell, Trapaça desafia qualquer classificação em gênero, girando em torno da emoção bruta e de riscos de vida e morte.

DEZ INDICAÇÕES: melhor filme; Melhor Atriz para Amy Adams; Melhor Ator para Christian Bale; Melhor Diretor para David O. Russell; Melhor Ator coadjuvante para Bradley Cooper; Melhor Atriz coadjuvante para Jennifer Lawrence (meu amor!); Melhor Roteiro original; Melhor Figurino; Melhor Montagem; e Melhor Direção de arte.

Trapaça” está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 7 de Fevereiro.



            “GRAVIDADE
A ficção científica traz dois astronautas que sobrevivem após um acidente na estação especial e ao perder o contato com a Terra, eles desistem de ser resgatados e precisam encarar a imensidão do espaço para voltar para casa.

Junto com “Trapaça”, o longa recebeu DEZ INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Diretor para Alfonso Cuarón; Melhor Atriz para Sandra Bullock; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Trilha Sonora; Melhor Direção de Arte; Melhor Edição de Som; Melhor Mixagem de Som; Melhores Efeitos visuais.

Gravidade” não se encontra mais disponível nos cinemas, mas já está disponível em pré-venda em sites como Saraiva por preços a partir de R$39,90.



            “12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme dramático, o longa é baseado em uma história real adaptada a partir de um livro: Um homem negro e livre da cidade de Nova York é sequestrado e vendido como escravo em 1841. Ele é forçado a trabalhar em uma plantação em Louisiana, de onde é resgatado 12 anos depois.

NOVE INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Diretor para Steve McQueen; Melhor Ator para Chiwetel Ejiofor; Melhor Ator coadjuvante para Michael Fassbender; Melhor Atriz coadjuvante para Lupita Nyong'o; Melhor Figurino; Melhor Montagem; Melhor Direção de Arte; e Melhor Roteiro Adaptado.

12 Anos de Escravidão” está em cartaz no Brasil desde 7 de Fevereiro.



            “CAPITÃO PHILIPS
Baseado em fatos reais, o filme conta a angustiante história de Richard Phillips que, corajosamente, enfrentou o sequestro de seu navio de carga por uma gangue de piratas somalis.

SEIS INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Ator coadjuvante para Barkhad Abdi; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Mixagem de Som; e Melhor Roteiro Adaptado.

Capitão Philips” teve sua estreia no Brasil no dia 18 de Outubro do ano passado. O longa ainda não foi lançado em DVD/Blu-ray por aqui, e se encontra disponível em apenas um cinema de São Paulo, no Cinemark Central Plaza, sessão única às 22h10. Compre seu ingresso.



            “CLUBE DE COMPRAS DALLAS
Baseado em fatos reais, o filme conta a angustiante história de Richard Phillips que, corajosamente, enfrentou o sequestro de seu navio de carga por uma gangue de piratas somalis.

SEIS INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Ator para Matthew McConaughey; Melhor Ator coadjuvante para Jared Leto; Melhor Montagem; Melhor Roteiro Original; e Melhor Cabelo e Maquiagem.

Clube de Compras Dallas” estreia nos cinemas brasileiros em 21 de Fevereiro.



            “NEBRASKA
Após receber pelo correio uma carta de um sorteio, um pai rabugento (Bruce Dern) acredita ter tirado a sorte grande e discute com o filho (Will Forte) até que este decide levá-lo numa longa viagem de carro para reivindicar sua fortuna. Filmado em preto & branco e tendo percorrido quatro estados, Nebraska conta as histórias de vida de uma família no coração dos EUA.

SEIS INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Ator para Bruce Dern; Melhor Atriz coadjuvante para June Squibb; Melhor Diretor para Alexander Payne; Melhor Fotografia; e Melhor Roteiro Original.

Nebraska” estreia nos cinemas brasileiros hoje, 14 de Fevereiro.



            “ELA
Situado em Los Angeles de um breve futuro, “Ela” segue Theodore Twombly, um homem complexo, que ganha a vida escrevendo cartas pessoais para outras pessoas. Desolado após o fim de um longo relacionamento, ele fica intrigado com um avançado de um novo sistema operacional, que promete ser uma entidade intuitiva em seu próprio direito, individual a cada usuário. Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz brilhante, do sexo feminino, que é perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. Como suas necessidades e desejos crescem, a sua amizade se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.

CINCO INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Trilha Sonora; Melhor Canção Original; Melhor Direção de Arte; e Melhor Roteiro Original.

Ela” estreia nos cinemas brasileiros hoje, 14 de Fevereiro.



            “O LOBO DE WALL STREET
O filme é adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, que no Brasil ganhou o nome de “O Lobo de Wall Street”. Belfort foi um corretor de títulos da bolsa norte-americana que entrou em decadência nos anos 90. Sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco.

CINCO INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Ator para Leonardo DiCaprio; Melhor Ator coadjuvante para Jonah Hill; Melhor Diretor para Martin Scorsese; e Melhor Roteiro Adaptado.

O Lobo de Wall Street” está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 24 de Janeiro.



            “PHILOMENA
Quando fica grávida na adolescência na Irlanda em 1952, Philomena Lee (Judi Dench) é enviada para o convento de Roscrea e seu bebê é levado pelas freiras para ser adotado na América. Philomena passa os próximos 50 anos procurando por ele em vão. Então ela conhece Martin Sixsmith (Steve Coogan), um jornalista político cansado do mundo, que passou a admirar sua história. Juntos, eles partem para a América em uma jornada que não só revela a extraordinária história do filho de Philomena, mas também cria um vínculo inesperadamente entre eles. O filme celebra a vida com uma narrativa convincente do amor humano e perdas. É engraçado e triste ao contar a história de duas pessoas muito diferentes, em diferentes fases das suas vidas, que ajudam um ao outro e mostram que nunca perdem a esperança, mesmo nos lugares mais escuros.

QUATRO INDICAÇÕES: Melhor Filme; Melhor Atriz para Judi Dench; Melhor Trilha Sonora; e Melhor Roteiro Adaptado.



Como comentei mais acima, dentre os nome indicados, assisti apenas “Gravidade”, um excelente terror psicológico angustiante dirigido por um dos meus diretores cinematográficos favoritos. Os próximos da minha lista são “Trapaça” e “O Lobo de Wall Street”, mas pretendo assistir a todos antes da premiação.

Vocês têm algum favorito? Deixe seu comentário!



1 comentários:

Barbara Sá em 14/2/14 disse...

Depois do Globo de Ouro eu acho que Trapaça é um dos que tem mais chances. Mas 12 anos de escravidão também promete ;)

Beijos,
http://www.segredosentreamigas.com.br/

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.