09 fevereiro 2014

09 fevereiro 2014

Resenha: A menina que colecionava borboletas



Quando Bruna Vieira anunciou seu terceiro livro, as piadinhas e trocadilhos com o nome do blog começaram a chover e os fãs e leitores tiveram uma surpresa: sua nova obra não teria "quinze" no título. Hehe. A Menina que Colecionava Borboletas começou a se destacar entre suas publicações a partir daí. Bruna é dona do blog Depois dos Quinze, como vocês devem saber, e já lançou 3 livros: Depois dos Quinze, De Volta aos Quinze e A Menina que Colecionava Borboletas, todos pela Editora Gutenberg.

Bruna sempre me cativou pelo jeito simples de compartilhar seu dia a dia no blog e fiquei muito feliz quando o primeiro livro, Depois dos Quinze, foi anunciado, mesmo sendo uma compilação de textos que ela já havia postado na internet. A capa e diagramação são impecáveis e nada como ter mais um livro na estante, não é? O problema é que não consegui me identificar com nenhuma das crônicas. Talvez por ter lido aos 18 anos e a Bruneca ter escrito a maioria durante seus 16, 17 anos. Um ano muitas vezes muda muita coisa.

Acabei perdendo um pouco o encanto e acabei não comprando o segundo, que faz parte da trilogia Meu Primeiro Blog. Depois de comprar A Menina que Coleciovana Borboletas, sabe que até estou considerando começar a ler o anterior?

Este é o segundo de crônicas da Bruna, algumas também já publicadas no Facebook e blog, mas algumas inéditas que fazem o livro de 151 páginas valer a pena. A capa ilustrada pela Malena Flores é de uma delicadeza sem igual, assim como algumas ilustrações internas (em preto e branco e coloridas) feitas pela mesma. Aliás, o livro é cheinho de imagens que acompanham frases lindíssimas da dona Bruna.





Desde que conheci a Bruna, tenho uma visão bem diferente dela. Pra mim, existem duas Brunas: a da internet e a da vida real. A da vida real é muito mais legal, preciso confessar. E o mais gostoso de A Menina que Colecionava Borboletas é que essa versão dela vem à tona. Os leitores acabam se aproximando ainda mais da Bruna, muito mais do que durante uma troca de tweets ou conversa no grupo do Facebook. Ela mostra que realmente amadureceu e que alguns medos das outras obras ou textos do blog eram só medos comuns de adolescentes. Ela não está mais com medo do que você vai pensar sobre ela.

Fui buscar o livro na terça-feira passada, bem cedinho, na Saraiva do Anália Franco. Comecei a ler assim que peguei na prateleira. Li metade em meia hora, antes mesmo de pagar por ele, num sofá da MegaStore. Todas as crônicas são bem curtinhas, têm de 2 a 3 páginas e falam sobre solidão, auto estima, amor e amizade. O livro começa com uma apresentação com a qual me identifiquei cem por cento e finaliza com um parágrafo que me fez suspirar fundo no meio da livraria:

"Respire fundo e olhe para trás. Repare bem no que vê. Não eram imperfeições. Eram asas. Agora, você não é mais casulo. Você é uma borboleta. Voe!"

Que Bruneca voe cada vez mais alto e que a gente não esqueça que também pode voar além dos sonhos que tem. ♥



13 comentários:

De tudo um pouco em 9/2/14 disse...

A melhor resenha que já li na vida!
Parabéns!
http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

Mayara em 9/2/14 disse...

@De tudo um pouco Vou me achar pra sempre depois dessa <3 hahaha Obrigada!!

Joyce Holanda *_* em 9/2/14 disse...

Aaah, ouvi falar bem do Livro da Bruna, esse é o único livro dela, que realmente me interessou. :)


http://devaneiosde-umasonhadora.blogspot.com/

Lua.C./A Partir Dos 23 em 9/2/14 disse...

Ai que tudo, não vejo a hora de comprar o meu (ainda mais depois do teu post)! *----*
Teu blog é lindo. s2
bjuuu
http://apartirdos23.blogspot.com.br/

Ysadora Gellert em 9/2/14 disse...

Oi May,
Li alguns comentários sobre esse livro, que não eram muito positivos, tipo, que os textos já estavam todos no blog ou qualquer coisa parecida.
Nunca li um livro da Bruna, por falta de oportunidade, não falta de vontade.
Adorei o seu espaço, mas não encontrei como segui-lo :(
Me explique se der!
Beijinhos

Mayara em 9/2/14 disse...

@Ysadora Gellert Oi, Ysa! Obrigada pelo comentário. Eu não tenho caixinha de seguidores, só like box mesmo.

Como eu disse na resenha, os dois primeiros livros não são livros que eu recomendaria como estou recomendando esse. Talvez seja um pouco chata pra chicklit, na vdd, hehe. Mas esse definitivamente me cativou <3 Alguns textos são do blog, sim, mas bastante são inéditos.

Bruh Jolie em 10/2/14 disse...

Eu já estava com vontade de ler ele, agora então... rs Gostei da resenha e das fotos que a acompanham. Adoro livros com ilustrações desse tipo. Comprarei o meu em breve. :)

Camila em 10/2/14 disse...

Nossa quero muito esse livro *---* <3

www.chadecalmila.com

Samira em 10/2/14 disse...

Estou lendo e amaaando!
Beijoos, retribui a visita?
Garotas Imperfeitas

Malena Flores em 11/2/14 disse...

Oi Maiara! (:
Muito obrigada pela gentileza e por ter feito menção de mim.
Fico feliz e com o coração fazendo festa por saber que você gostou das ilustrações.
Com afeto,
Malena Flores.

Mayara em 11/2/14 disse...

@Malena Flores Que delícia entrar aqui e ver um comentário seu <333 Admiro muito seu trabalho!

Thayná Moraes em 11/2/14 disse...

Ainda preciso dizer que eu quero MUITO o livro? Hahah, a Bruna com a pouca idade já sabe entrar no coração de cada menina e mulher. E isso é o que á deixa especial.

Um beijão flor!!
Blog: http://tuacompor.blogspot.com.br/

Carla Adrielle em 15/2/14 disse...

Flor. Hoje peguei meu caderninho (que como sou esquecida) havia deixado na bolsa... E, por acaso achei o teu blog escrito nele, talvez vc lembre: sou a menina do grupo que participamos no evento da blogsfera, na livraria Martins Fontes. Me chamo Carla (www.depoisqueeumudei.com) Lembrou? ; )
Fiz um rápido tour pelo teu cantinho (blog) e, simplesmente amei.Parabéns! Mas a resenha da Bruna Viera (que tbm sou fã) foi o que mais chamou minha atenção, já li o primeiro livro de contos, faltou o segundo e, agora esse ultimo.
Sua resenha me convenceu ainda mais a correr no submarino e, garantir o meu exemplar. Muito obrigada pela resenha.
Foi ótimo te conhecer, espero poder trocar mais experiencias contigo no próximo evento.

super bj

Postar um comentário

 

Design e programação por Mayara Sousa.